EU4Journalists.eu is currently not updated. We hope to be back soon.

eu4journalists

select your language

Informação online sobre a UE

1. Links de A-Z “úteis” para a informação sobre a UE

Eis uma lista de links para websites que contêm informação sobre a UE própria para jornalistas que cobrem a União.
Os sites estão divididos em três tipos e listados alfabeticamente:

Tipo 1: Sites oficiais da UE
Tipo 2: Subsidiários da UE ou de sites oficiais (incluindo projectos financiados pela UE)
Tipo 3: Sites independentes

Cada site está classificado de 1 a 5 com base na sua actualização regular, correspondendo 1 a raramente actualizado e 5 a constantemente actualizado.

Tipo de site
Actualizações
Website e descrição
2
4
Índice A-Z da União EuropeiaGerido pela delegação da União Europeia nos EUA, este site oferece uma útil perspectiva da UE a partir do exterior. O índice de A-Z liga a páginas internas e externas de websites da UE, de agências especializadas e sites na Europa. Site recomendado para aprendizes da UE.
3
5
Centro para a Reforma Europeia (CER)CER é um think-tank independente que vê a integração europeia como muito benéfica, mas reconhece que a UE não é perfeita. Tem por objectivo promover novas ideias, debates e políticas para reformar a União.
3
4
Centro para a Nova EuropaFundação não-lucrativa e não-partidária para a investigação, com base em Bruxelas; actua como um fórum para discussão, entre outras coisas, das implicações das políticas europeias.
1
5
Comité das Regiões (COR)Órgão consultivo da Comissão, do Parlamento Europeu e da Conselho, representa as comunidades regionais e locais junto da UE, levando a União mais perto dos cidadãos – publicações, comunicados de imprensa e outros materiais.
1
5
CORDISAcrónimo de ‘Community Research and Development Information Service’, criado pela Comissão. Alberga um conjunto de websites de I&D e inovação e é apoiado por completas bases de dados de projectos financiados pela UE em toda a Europa. Destaca-se o ‘Gateway to National and Regional Activities’.
1
5
Conselho da União EuropeiaNotícias e informação actualizada do Conselho, cobrindo a Política Externa e de Segurança Comum, Justiça e Assuntos Internos, e muito mais. Este site tem uma base de dados de documentos do Conselho e de Acordos da UE.
3
4
Directório Empresarial EuropeuNovo site, com excelente visual, em 25 línguas, com informação sobre 550.000 empresas de 35 países.
3
4
Associações da UE Hyperion, A Hyperion, organização irlandesa de gestão, oferece uma extensa lista de links e materiais de informativos relacionados com a UE.
3
5
EuractivEuroactiv é um portal sobre a política da UE; dá notícias e informa sobre posições políticas e actores da UE, em inglês, parcialmente em francês e alemão, e é gratuito.
1
5
EuropaPrincipal servidor da UE e da Comissão Europeia. Cobre os assuntos da UE e a actualidade da integração europeia. Este portal fornece acesso aos websites das instituições da UE onde se encontra informação sobre políticas, administração, Tratados, legislação em vigor e em discussão, etc. A maioria das páginas está disponível em todas as línguas da UE.
3
5
Europa Digitalsite em língua alemã com informação razoavelmente actualizada e bem-estruturada sobre a UE, incluindo as últimas sobre a Convenção, as Presidências, etc.
3
4
Europa GrandeAssociação que defende o alargamento da UE como instrumento de criação e promoção de uma união ainda mais forte entre os europeus, com salvaguarda das liberdades individuais; site em espanhol
2
4
Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho (OSHA)interessante fonte potencial de informação e estatísticas sobre os aspectos legais da saúde ocupacional e laboral e questões de segurança no trabalho a nível da UE, nomeadamente actividades, pesquisas e desenvolvimentos nos Estados Membros; o site foi alargado para as línguas dos novos Estados membros.
2
3
Agência Europeia dos Medicamentos (EMEA) Este site fornece informação e documentação sobre procedimentos de aprovação de medicamentos em toda a UE, bem como comunicados de imprensa, e busca de informação e publicações sobre tópicos.
2
5
Banco Central Europeu (BCE)Administra a política monetária para os países da zona euro, tem informação de imprensa, procedimentos, políticas, e informação sobre quadro de pessoal e funções; em todas as línguas da UE
2
2
Centro Europeu para a o Desenvolvimento da Formação Vocacional (Cedefop)Informação contextual e documentação sobre formação vocacional na Europa; site multilíngua com contactos úteis, directório e publicações para aquisição.
1
4
Tribunal de Contas Europeu Relatórios anuais das contas da UE, notas, e ainda algumas edições disponíveis para a imprensa.
1
5
Tribunal Europeu de JustiçaVisão geral do Tribunal Europeu, com alguma informação importante para a imprensa, publicações, texto integral dos procedimentos do Tribunal e recentes casos julgados.
1
5
Comité Europeu Económico e Social (ESC or ‘Ecosoc’)Órgão de consulta não-político da Comissão, do Parlamento Europeu e da Conselho, elevando a sociedade civil ao nível da UE – documento, diverso material de imprensa, representantes nacionais e especialistas; bom para citações em múltiplas línguas.
2
4
Agência Europeia do Ambiente (EEA)Sempre um tema quente, este site caracteriza-se por manter sempre actual a informação sobre questões ambientais que afectam a UE e o mundo – diversos relatórios, serviços, detalhes organizacionais e de pessoal, disponíveis em todas as línguas da UE.
2
4
Banco Europeu de Investimento (EIB)Site da instituição-chave dos financiamentos da UE e uma útil fonte sobre dados económicos da UE, comunicados de imprensa e informação sobre operações de empréstimo, pessoal e publicações em inglês, francês e alemão.
3
5
EUobserver.comSite independente com todas as mais recentes notícias relacionadas com a UE, actualizado diariamente e com uma conveniente secção ESTA SEMANA na UE; a maioria dos artigos são de acesso gratuito.
1
4
Ombudsman EuropeuCriado pelo Parlamento Europeu em 1995, é o alvo de quem tiver uma queixa; para jornalistas, este site em todas as línguas da UE oferece uma boa perspectiva da legislação da UE vista de dentro para fora e de como afecta de perto ou de longe os cidadãos europeus.
1
5
Parlamento EuropeuInformação multilingue das actividades, comissões, partidos, etc. do Parlamento Europeu; também contem relatórios integrais e documentos-síntese sobre uma grande variedade de assuntos.
2
2
Organismo Europeu de Polícia (Europol)Este site dá uma visão geral das importantes actividades da Europol, especialmente no combate ao crime organizado, tem relatórios anuais, a sua convenção fundadora, informação de imprensa e links para autoridades nacionais.
2
4
Portal da Investigação Europeia (ERGO)No servidor CORBIS, informação sobre projectos europeus de I&D.
3
3
Mesa Redonda Europeia de Industriais (ERT) Entre os membros desta organização contam-se os CEO’s de 45 dos maiores fabricantes europeus; o site dispõe de bons relatórios gratuitos.
3
5
EUpolitix.comEste site fornece notícias da UE e foca em particular a sua legislação interna. Tem por missão fornecer aos legisladores informação relevante para as decisões políticas a tomar.
3
5
The Federal TrustComo um dos mais prestigiados centros de ensino sobre integração europeia, o Federal Trust visa animar o debate sobre a boa governança pela via da educação e da investigação – site de consulta muito agradável e gratuito, com informação actualizada, ensaios, edições, etc. sobre a UE; subscreva a nova newsletter sobre a Constituição da UE.
3
5
A União Federal (UK) Fundado em 1938 para promover o federalismo no Reino Unido, na Europa e no mundo, a União Federal defende neste site que a democracia e o estado de direito deve ser aplicado tanto aos Estados como no interior dos Estados; site partidário com notícias actualizadas sobre iniciativas federalistas na UE e política internacional.
3
2
União Internacional Pan-EuropeiaO antigo Movimento de Unificação Europeia ainda está forte, ou pelo menos faz acreditar nisso com este site; informação sobre contactos de organismos pan-europeus em toda a Europa, disponível em inglês, alemão e francês.
3
4
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD) Sempre de consulta útil para actualização de estatísticas económicas, inquéritos e medidas afectando não só a UE mas todo o sistema mundial de comércio.
2
3
Centro de Tradução para os Organismos da União EuropeiaNão será propriamente a primeira paragem para um jornalista, mas a missão deste Centro é satisfazer as necessidades de tradução de um grande número de organismos europeus e tomar parte, tal como os serviços de tradução das instituições, no trabalho da Comissão Inter-institucional de Tradução.


Alguns sites do Europa que vale a pena fixar (a maioria, se não todos, são regularmente actualizados):

  • Diálogo cidadão(direitos dos cidadãos da UE, questões relativas a oportunidades de emprego e educativas)
  • Coneccs(base de dados de grupos de lóbi, ‘a sociedade civil e a UE’)
  • EUR-Lex(Portal da Legislação Europeia, com bases de dados, documentos e serviços, incluindo o Jornal Oficial da União Europeia e o acquis communitaire – corpo da legislação comunitária)
  • Euro(informação sobre a moeda única e a união monetária europeia)
  • Catálogo Bibliográfico Central da Comissão Europeia (ECLAS)(referências a cerca de 35.000 títulos sobre assuntos europeus dos últimos 20 anos)
  • Organismo Europeu Anti-Fraude (OLAF)(protégé os interesses da União Europeia, combate a fraude, corrupção e outras irregularidades, incluindo o desgoverno das instituições europeia. Também tem um Gabinete de Imprensa.)
  • Agência Europeia de Segurança Aeronáutica (EASA)(segurança da aviação civil, apoia os legisladores da UE na criação de regras comuns de monitorização da indústria aeronáutica)
  • Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) (criada na sequência da catástrofe Erika, visa contribuir para o reforço do sistema global de segurança marítima na Comunidade. Fornece conselho técnico e científico à Comissão no domínio da segurança no mar)
  • Eurostat(organismo de informação estatística da UE)
  • Livros Verdes(Comunicações da Comissão Europeia que apresentam uma gama de ideias para discussão pública e debate)
  • EU Whoiswho(‘quem é quem’ na UE e directório electrónico – se não conseguir encontrar alguém para pedir uma declaração, eis um bom local para encontrar pessoas que se ocupam de políticas importantes)
  • Pre-Lex(base de dados de procedimentos inter-institucionais, incluindo as principais fases do processo de decisão entre a Comissão e outras instituições e uma nova secção, ‘o que há de novo’)
  • Rapid(base de dados de todos os comunicados de imprensa da Comissão Europeia)
  • Díario Electrónico de Concursos (TED)(lista todos aos concursos públicos de projectos e anuncios de abertura de candidaturas, suplemento do Jornal Oficial da União Europeia, publicado todos os dias úteis em todas as línguas da UE)
  • Tratados (a legislação fundamental para o funcionamento da UE)
  • Livros Brancos(documentos com propostas de acção comunitária numa área específica; a lista vai até 1985, mas necessita de actualização após 2001)

back to top